domingo, 20 de setembro de 2009

Mulheres, ao poder!

Às vezes penso que esse espaço para minhas elocubrações acabará se transformando num blog de pílulas, sabe? Uma frasezinha qualquer sobre um assunto e só! Sem mais rodeios, sem meias-palavras. Seco. Direto. Objetivo. Não sei... Acabo sendo suscinta ao extremo. É meu lado azul, masculino, que fala nessas horas... Não sei mesmo enfeitar, colocar florezinhas, apesar de gostar bastante das violetas.

Mas... queria mesmo falar de que, então?
Do poder das mulheres e das mulheres no poder.

São coisas bem distintas... Todas as mulheres têm o poder de conseguir aquilo que querem, utilizando de toda a sua astúcia e perspicácia, mas nem todas elas chegam ao poder, aos lugares de comando.

Quando se fala de mulheres ocupando espaços, remete-se a "cotas" que precisam ser garantidas, especialmente no campo político, o que nem sempre é cumprido à risca, mais por falta de candidatas aos cargos do que pelo interesse de se seguir a lei. Ainda há uma certa ojeriza das mulheres pela política, como há em grau semelhante ojeriza da maioria das mulheres em eleger outras para cargos públicos.

Eu diria que essa atitude poderia ser perfeitamente chamada de "machismo". Mulheres machistas não é uma raridade na sociedade brasileira. Mães criam filhos para o mundo e filhas para o casamento. Esposas aceitam ser traídas pelos maridos... Enfim, há uma infinidade de exemplos como esses. Mulheres não votam em mulheres. Mulheres formadas numa sociedade que prega a força masculina como mantenedora e provedora do sustento da Nação, não subvertem, não acreditam nas outras mulheres porque não acreditam em si, no poder que têm.

Mulheres brasileiras, uni-vos! Ocupai os espaços de empoderamento! Ocupai todos os espaços! Porque, queridas, se não fizermos isso, eles o farão!


Para ir além: www.mulheresnopoder.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário